Tia Gertrudes, 2018 acrílica sobre tela
Lisete Teresinha Chies apresenta uma maneira própria de tratar as figuras humanas. Realiza uma reflexão visual que ultrapassa o realismo e mergulha em potencialidades do fazer que revelam um compromisso com o entendimento da arte como um potencial ato de liberdade de criação artística.
A diversidade de seres apresentados é um ato de exaltação da vida. Existe uma visão prazerosa da existência e uma exaltação de um futuro regido pelos diálogos horizontalizados entre os mais variados tipos de pessoas. Assim, as imagens oferecem uma confiança no futuro da humanidade baseado na diversidade.
Existe uma atmosfera leve em que não há um compromisso de imitar o cotidiano ou de caminhar por uma imitação daquilo que se vê, mas de propiciar uma interpretação expressiva em que as formas propostas estão a serviço de composições que instauram um cosmos interno.
Cores e tonalidades são utilizadas no sentido de ofertar ao observador um conjunto de imagens que instaura um universo caracterizado por figuras que ganham ampla personalidade pela maneira como os diálogos internos são estabelecidos no espaço pictórico.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.